Animação web com software livre

 


O projeto ARDEN é uma série de animação, onde todos os arquivos, filmes finais e arquivos fontes, serão disponibilizados gratuitamente, sob a licença Creative Commons.

O projeto é construído com softwares livres, em ambiente Linux; e os fundos para sua produção estão sendo captados através de uma empresa de captação online, através da modalidade "crowdfunding".

A página do projeto é esta: http://br.ulule.com/arden/
Entrem, divulguem, colaborem!


A colaboração vai de cinco a cem reais, a partir de quarenta reais o colaborador recebe oficinas na forma de tutorial on line.

História do projeto
A gênese de um mundo mostrada a partir do aparecimento do homem. Toda a série se baseará na rivalidade de dois homens que chegam ao planeta em uma chuva de meteoros.


Proposta da Série
O ponto da série é a relação social do homem: o comportamento humano, a filosofia, a psicologia tratados de uma forma bem sutil que eleva a série em um nível superior de um simples entretenimento. Não existem diálogos, mas sim rosnados, grunhidos, expressões e gestos.

Toda evolução da espécie é mostrada através da ótica dos dois personagens principais, Grom e Grum. O mais agressivo e brutal dos personagens é Grom, que tem a evolução dos seus sucessores bem atrasada em relação ao progresso da evolução da civilização gerada por Grum.

A série é proposta para episódios de dois minutos, na faixa etária: 16 +; e o desenrolar da série se dá na evolução dos dois personagens principais durante as eras, sempre vivenciando a rivalidade.

Argumento do episódio piloto
É a chegada de Grom e Grum ao planeta. Neste episódio eles começam a se alimentar com os vegetais naturais, e ao começar a escacear a alimentação, Grom ataca Grum ferozmente. Sendo mais forte, Grom termina o episódio vencedor pensando ter eliminado Grum.
A primeira temporada é constituída de 6 episódios, já escritos até o momento 12 argumentos; completando desta forma 2 temporadas.

Concepção Visual
A série é toda construída em técnica mista, valorizando a animação de recortes pela rapidez e liberdade de criação. Os modelos têm apenas dois moldes para os seres humanos, sendo suas texturas o diferencial de cada indivíduo.

Como será usado o financiamento?
O financiamento é para a confecção do site e criação do episódio piloto da série.

- Em relação ao site, os custos são: Registro de domínio, hospedagem em servidor streaming, criação do site e manutenção do mesmo durante a série.

- Em relação ao episódio piloso: Remuneração de outros animadores que participarão da criação, animação, edição de áudio e edição do vídeo final.
Detalhamento:
- Criação do site R$ 1.300,00
- Hospedagem anual R$ 150,00
- Design: 1.000,00
- Animação, montagem: 2.250,00
- Criação e cópias dos DVDs : 200,00
- Envios das mídias pelo correio: 100,00

Sobre o autor do projeto
Ilustrador e animador, autor de curtas metragens de animação utilizando programas livres; autor de três projetos já aprovados pelas Leis Rouanet, ICMS e ISS.
Artista independente, que tem por objetivo a democratização da cultura através de processos de produção com utilização de programas livres.
  • Membro da ABCA ( Associação Brasileira de Cinema de Animação )
  • Animações 2D e 3D em vinhetas para comerciais de TV e vídeos institucionais ( Shell, GSK, Banco do Brasil, CNN América Latina )
  • Projetos elaborados, aprovados nas leis ROUANET E ICMS, e publicados no DIÁRIO OFICIAL ( EGO – Jogo Livre, Clássicos da Literatura em Animação e Circunstâncias - Animação 3D )
  • Diversas Palestras ministradas na área multimídia utilizando Softwares Livres ( UERJ , GNUGRAF, SIMONSEM, DIA D e CONSEGI 2010 )
  • Curtas-metragens de animação autorais e Portfólio: ( www.ricolandia.com )
A motivação para realizar este projeto de série de animação na Internet foi a descoberta destes novos recursos chamados de Crowdfunding, onde podemos captar valores pequenos, porém que viabilizam o início de projetos culturais.

Ricardo Graça é Empresário, Ilustrador, Animador, Diretor de criação da RME, Agente de cultura do Núcleo de Cultura Digital e Membro da ABCA

Nenhum comentário: